quarta-feira, 28 de julho de 2010

E S C A B R I A D A

Dei um tempinho de viver... Coloquei tudo assim em stand by...
Estou dormente!!!
Anestesiada... Xilocaína pura!
Nada mais me incomoda! Nem o que costumava me irritar me abala... a calça que não fecha mais, o transito caótico, um cliente neurótico, o jornal marrom, novela de mau tom, brigas de família, cólicas e dores de barriga... Tudo me passa assim... Nem posso dizer que não esteja feliz!
Parei foi de amar sôfrega de falta de ar... parei de tomar porre! Nunca mais um banho gelado ou um amigo tarado para me assustar! Nenhum suspiro nem espirro escandaloso! Nenhum ventinho maldoso na rua, pra me deixar nua me obrigando a qualquer reação... Simplesmente nada e não!
Pessoas supersticiosas me dizem que é pra não bocejar tanto que pode ser encosto, mas quando dou por mim já estou aqui... de bocona aberta pronta e tonta a espera de um susto, sugando para dentro com força o mundo que tento diariamente ignorar!
Não sei nem mais a musica que quero escutar, por vezes finjo que estou muito ocupada ou que esqueci de ligar o som, que sempre foi meu melhor e escandaloso amigo, outras vezes me pego horas analisando meus CDs sem nenhum estalo, nenhuma vontade de gritar, cantar alto ou chorar emocionada. Procuro sem sucesso a trilha sonora desse pedaço tão oco da minha vida...
Sigo lendo len-ta-men-te o ultimo livro que ganhei... não consigo passar do segundo capítulo, e quando sigo adiante, paro e repito, reflito nessa ultima lembrança de amor... pois depois ela vai pro fatídico inicio... coisas velhas e empoeiradas bem guardadas no fundo de um pequeno baú!VUDÚ!!!!
(título gentilmente oferecido por Iury)

terça-feira, 27 de julho de 2010

Receita

Eu azedo tudo... !
Fico cutucando com o dedo,
beliscando fora de hora,
lambendo as bordas,
queimando a língua,
assoprando onde não deveria,
enchendo de tempero
e cheirando tudo com tão boa intenção
mas não tem jeito..
Eu erro a mão!

Depois coloco a mesa linda!
Cheia de apetite!
Perfumo a casa i-n-t-e-r-i-n-ha,
me sento toda vestida de vermelho carmim
com a boca cheia d'água...
Na primeira garfada a decepção!
Ficou azedo... perdeu o ponto...

Tem mesmo jeito não ...
Sempre erro!
Sem perdão ou reaproveitamento...
ERRO A MÃO!

A receita parece tão clara!
Mas aí ....
o amor amarga ..
A ternura Salga!
O sentimento fica ardido!
Ressentido...
Fico sentindo ele dissolver como pimenta....
Bem no céu da boca!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Saturno está de volta

Nessa quinta Feira, vinte e dois de Julho de 2010 completo 29 anos de bela vida, digo bela não porque tenha sido somente bela, mas porque olhando para traz e para o espelho, não consigo deixar de pensar em um saldo positivo, talvez por resquício de personalidade otimista e a essa minha velha mania Polianística (que por vergonha tento diariamente repreender).
O fato é que continuo adorando aniversário! Gosto do cheiro da manhã, das mensagens animadas á meia noite, da percepção da quantidade de amigos que acumulei em minha vida, do gosto de bolo confeitado que minhas irmãs sempre me compram, dos lírios que sempre me ofereço nessa data e escolho pelo perfume e enamoramento, dos rostos amigáveis, da festinha surpresa do trabalho, das ligações esperadas e inesperadas, dos votos sinceros de felicidade e amor, dos protocolados e encabulados de saúde e dinheiro e dos votos religiosos, que me oferecem tão gentilmente bênção e proteção Divina... Dos abraços lonnnnngos e tão afetivos... Enfim, gosto da atmosfera!
É certo que o tempo está passando, acumulei experiência e ainda cometo erros antigos, sinto com cada vez mais a intensidade o peso das minhas decisões e indecisões. Temo meus trinta anos, como quem teme uma ducha fria e aos poucos vou tentando molhar meus pés, e minhas extremidades para não gritar na hora do impacto, que inevitavelmente chegará.
Ainda não fiquei rica, não tive uma ideia revolucionária, não entrei para história, não mudei o mundo, não constitui uma família e estou atrás do próximo grande amor, os sonhos foram mudando de forma até de cor com o passar do tempo... Antes eram cor de rosa, passaram por laranja, vermelho sangue e agora me chegam em um tom amarelo denso e avermelhado...quase um por de sol, sei que nunca serão cinzas e isso me acalenta!
Tudo, que me tonteia e desnorteia aos 29, de acordo com a astrologia, parece ter relação direta com o retorno de Saturno para o meu signo. Que vem cobrar, como um fiscal arbitrário e sem compaixão, o que eu fiz com meus anos vividos e o que projetei para os próximos anos.
Como leiga arrisco uma resumidíssima explicação astrológica para o fato: Cada planeta leva um tempo para completar seu ciclo em torno do sol, o nosso planeta leva exatamente um ano para completar seu ciclo de translação, assim no dia do meu aniversário a Terra estará no mesmo lugar do espaço que esteve no dia em que eu nasci. Já Saturno, que indica o setor prático da vida, leva vinte e nove anos para completar o seu ciclo e retornar para minha casa, ou seja, meu signo.
A esse ponto de divagação e sem intenção de cansar, além da conta você que ainda me lê... Devo dizer que vou considerar o famoso Retorno de Saturno como um reset, já que acabo de completar meu primeiro aninho de vida Saturiano e vale o pedido de aniversario... Paciência Saturno, que eu ainda chego lá.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Lembrança

Hoje, por ontem
Quase que eu morria!
Morria de foto antiga
É que fiquei mergulhada
Com a cabeça estrategicamente enfiada
Em outro tempo
Veio um vento
Me derrubou de nostalgia

Quase que eu morria!
Fiquei bem quieta
Estática
Muda
Sem respiração
E o escuro me percorreu
Andou o corpo todo!
Gelou a nuca
Formigou os lábios
Caí !
De queda vazia
Nessa hora
Nesse dia...
Quase que eu morria!

sábado, 3 de julho de 2010

Queria ser Ursa!

Sonhei que era ursa polar!
E hibernava o inverno todo...
Comia peixe fresco e ia pra minha toca cheia de preguiça...
Ficava quentinha com meu urso lindo e peludo, e enquanto isso lá fora o mundo aflito mau dava conta do recado, frio e gelo pra todo lado, raposas escondidas e focas migrando, tudo por causa do frio Ártico, e eu no meu lugarzinho estático!
Nem me dei conta do aquecimento global, ou derretimento da calota polar, só queria saber do meu lar... caverna escurinha de um silêncio fino, quase agudo, que fazia "uhhhhh" com o passar do vento pelas frestinhas das rochas!
Eu era bem gorda e muito linda, meu quilos davam conta do frio e atraíam meu urso para perto com um certo ar de querência... Quando eu retornava da sonolência ele suave me cheirava o pescoço dizendo com um piscar para não me lenvantar, não era hora... Eu pensava sossegada: que bom que o inverno demora!

Diálogo Sem Sentido

 Mãe e filha assistem televisão depois de um almoço de domingo:
- Filha... Ta dormindo?
- To!
- Ta bom... Só queria perguntar uma coisa...
(... Silencio...)
- Fala mãe... Depois me deixa cochilar antes que a Clara chegue da casa do pai.
- Rinoceronte existe?
- Hein??? É o quê?
- Rinoceronte.. Aquele bicho enorme com chifre no nariz...
- Sei o que é um rinoceronte...
- Então?
- Então o que?
- Ele existe?
- Claro que sim! Não estamos falando nele?(risadinha irônica)
- Não filha responde direito... Ele existe agora? No nosso tempo?Ou está extinto?
- Existe agora! Lá na África... Eu acho...
- Ele parece um dinossauro...
- Hum... É acho que parece com aquele que anda com quatro patas do filme... Agora me deixa voltar a dorm...
- Mas dinossauro não existe de nenhum tipo né?
- Não mãe! Esses foram extintos!
- Todos?
- Sim! Acredito que sim... Tem um tipo de dragão que mora em, algum lugar da Ásia... Acho que na indonésia. Ahhhhhhh... nem sei direito!
- Dragão??? Ih! Ta doida! Dorme filha depois eu pegunto pro seu pai...
- Verdade! É claro que não solta fogo nem encurrala princesa... é um menorzinho!
- Verdade?(visivelmente desconfiada)
- É sim!
- Por que chama dragão então?
- Ah! mãe... Isso eu não sei!
- Nossa! Os dinossauros já existiram, não existem mais, e ficou pra traz um parecido que é o rinoceronte e esse deve morar lá na áfrica onde esses bichos costumam morar mesmo. Além disso tem também uns dragões menorzinhos que não cospem nenhum tipo de fogo, moram em algum lugar da Ásia e inspiraram alguém a escrever sobre princesas e masmorras... Deus meu!
- Mãe, olha o tipo de preocupação da senhora! Que besteira!
- É mesmo filha... besteira... pode dormir agora!
- Não dá... vou descer, a Clara deve estar chegando com o pai.
- Vai sim! Traz ela aqui pra m dar um beijo!
-Ta bom.
Na portaria do prédio Clara aguardava a mãe ansiosa para contar do seu passeio...
- Oi mãe... Foi tão legal! E o papai disse que...
- Que bom filha! Mas antes de subir pra ver a vó, termina de contar aquela história do dragão que existe mesmo... Aquela lá do Discovery...