quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Teoria Copernicana


Hoje acordei mau comida e tomei um café assim mau dormido...
Ando confusa, me desvirando do avesso toda hora, levando susto de queda, de medo, de morrer e de morrer de rir. De vez enquando, me apoio em alguma coisa porque o mundo parece estar se movendo diferente, mais rápido, e anda me faltando corrimão. O pior é que não dá mesmo para saber se estou descendo ou subindo.
Minha vida tem sido como uma tela de Van Gogh, cheia de riscos rápidos e nervosos, me tirando a respiração, e tudo só faz algum sentido quando recuo exausta e sofrêga de falta de ar e falta de chão.
Não sei se é minha translação ou rotação que estão meio fora de órbita, torta!
Sei que as coisas começaram a cair da estante empoeirada do meu quarto. No começo eu até corria de um lado para o outro, amparando , reparanto e segurando o que dava, mas agora cansei! Quase não me culpo mais, o que cai no meu colo analiso e vejo se tem reparo, serventia, ou qualquer tipo de valia até daquele tipo que não se avalia! Mas tem coisa que só jogando fora, ou dando feito esmola!
Falar que o mundo da voltas já é batido, frase de recalcado que anda rápido nessa imensa roldana imaginária para ver se na próxima volta fica por cima. O negócio é que o universo é coisa grande, sem cima e sem baixo e o mundo não tem lado, é todinho redondo, ou seria eclíptico?...

6 comentários:

  1. não sei mesmo se o mundo não tem lados, nem gosto de pensar que tudo se resume a roda da fortuna... mas o que gosto mesmo é de ler belos textos como esse... que me tocam e me traduzem, humana e elíptica que sou...rs
    gostei, aline!!!
    bjoo

    ResponderEliminar
  2. Hey Aline, penso que o o mundo tem lados sim, pois juro que ao te ler, senti Lispector sorrindo ao teu lado...e concordo com Sereyani, tuas escritas me deixam de avesso, rio, reflito, repenso-me.

    E te conto que ontem no lançamento estavas junto em pensamento, em palavras e em versos. Um momento intenso, cheio de lados, rs!

    Um beijo carinhoso e seguimos.

    ResponderEliminar
  3. Yani,
    O que eu gosto mesmo é de poder dividir textos com pessoas sensíveis como você! Obrigada por ler!.... Pelo prestígio!
    Beijo!

    Carmen,
    Linspector? Que honra! Adorei esse meu lado do mundo!
    Obriga por sua presença tão doce e sempre constante aqui no meu pedacinho!
    Já estou sabendo do sucesso do lançamento e adorei as fotos postadas no Vidráguas, por elas já deu para sentir a energia positiva e o bom clima que reinaram no evento!
    Muitos Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Não sei quanto a esses lados todos – aqui do olho do furacão, acima e abaixo são inconcebíveis. Mas, penso, que o mundo tem, no mínimo, dois lados: o de dentro e o de fora. No seu texto, o "interior" rebelou-se ou expandiu-se de tal modo que o avesso invadiu o direito provocando abalo sísmico e erupções vulcânicas. É chato, mas o mundo não acaba! Depois que a lava cobrir tudo, os livros caírem todos, os sonhos se partirem no eixo, tudo terá que ser posto no lugar, em algum lugar, num seu outro lugar... E nascerá novo text-A-line lindo, falando das coisas da alma, indicando que o planeta continua habitado por vida humana como a sua: insubstituível.
    Gostei muito de ler sua "teoria..." Aline.

    ResponderEliminar
  5. li há vários dias esse texto e acabei não deixando um comentário. Comentamos, eu e a Carmen, a respeito dele. Te digo isso pra que você saiba o que representa esse diálogo que se estabeleceu aqui através da tuas linhas periódicas. Gosto demais da tua poesia e esse texto, saiba (foi bom não ter comentado antes, eu não estava pronto para ler ainda): é de uma profundidade impressionante.

    Te aviso em breve a data em que o teu baú de palavas será aberto no InterTextual.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Simone,

    Fico feliz em ver que meu texto gerou tanta reflexão, e mais feliz por contar com sua leitura tão atenta!
    Obrigada!

    Márcio,
    Não nego que já sentia muita falta das suas aparições por aqui. E que me sinto, muitíssimo lisonjeada, em saber que está por aqui me lendo, e mais, que meu texto gerou conversas e reflexões de duas pessoas em quem me inspiro e que tanto admiro!
    E sobre esse novo projeto do Intertextual, espero ansiosa pela abertura desse baú!
    Um beijo Enorme pra vc!

    ResponderEliminar