
- Filha ajuda aqui a mãe escolher!
- O que mãaaae?
- Jesus!
- Hãaaan?
- Qual Jesus é mais bonitinho? O do presépio lá de casa quebrou... E esse ano já falei pro seu pai controlar os pestinhas da irmã dele! Nunca ouvi falar que presépio é coisa pra brincadeira! Deve até ser pecado brincar com essas coisas. Anda filha, qual Jesus te agrada mais?
- Ai... Jesus é tudo igual mãe. Peladinho, manjedoura e carinha avoada... Pega um Jesus básico que não tem erro!
- Será? Olha esse aqui, ta com muita cara de sofrimento!
- É mesmo, coitado... alguém já deve ter contado como é que ele acaba!
- Hosana, minha filha!!!
- Que mãe? Acaba com a Luisa, da tia Betinha, chupando sua cabeça enquanto mata Maria de pancada na mesinha de centro da sala! (longo suspiro da mãe) Ta bom, desculpa.... tava brincando, e as pessoas só contam pra ele do sofrimento mesmo na Páscoa, sossega!
- Esse ano não vou deixar o presépio na mesinha da sala, vou colocar lá no alto! Ninguém vai ter acesso ao meu Jesus! Esse aqui tá mais alegrinho não tá?
- Carinha alegre não pode! Acaba desmoralizando...
- Tem razão! Já que vai ser inacessível vou pegar esse aqui mais caro, com manjedoura estilizada!
- Manjedoura o quê? (gargalhada)
- Estilizada, o que é que tem?
- Nada, to só aqui imaginando José, um meterossexual decorando o estábulo, e dizendo, Maria querida: "Pári ainda não, que falta estilizar a manjedoura!"
- Que isso menina? Ta doida(fazendo o credo)? Desrespeitando assim a sagrada família! Deus vai te castigar! E olha pra essa manjedoura, ela não é linda?
- É sim, linda! Ótimo! Escolha perfeita! Vamos embora agora, que estou mais preocupada com minha calcinha de reveillon!
- Credo! Tem hora que nem parece que foi criada por mim! Onde é que está seu espírito cristão? Mas, já vamos, escolhi. Vai ser esse aqui mais chique, e esse ano ninguém chega perto do meu Jesus! Vendedora por favor...
- Hum…Parabéns! Ótima escolha, senhora! Manjedoura estilizada! Vejo que a senhora da muito valor ao Natal!
- É, dou sim! Para mim, ao contrário dessa juventude (olhar sarcástico para filha), o natal é a festa mais bonita do ano! Afinal é o nascimento de Cristo!
- Concordo plenamente... Pode embrulhar?
- Claro! O Jesus lá de casa vai ser lindo, o melhor, e ninguém chega perto!
- Parabéns pelo espírito natalino! É Débito ou Crédito?
- Para ter o melhor Jesus? Só pode ser crédito, querida! Por favor.
Esse diálogo foi inspirado em um dos textos do blog Minutos Inconstantes, da minha querida amiga Shirlei Romano, transcrito logo abaixo:
"Final de ano! A época da perigrinação dos fiéis aos templos sagrados de consumo.Em transe o rebanho se expreme por entre os corredores iluminados , venerando vitrines divinas, em busca do momento onde o sonho se torna real...Aquele momento onde aquele que intermedia o sagrado e o profano diz:
- Crédito ou débito?"