quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Texto aos Perdedores

Ando me sentindo massacrada por essa força positiva que vem acumulando no planeta... Parece que virou uma obsessão isso de “Ser um vencedor”, uma loucura exigir que as pessoas tenham sucesso absoluto em tudo que façam, ou que se sintam felizes e realizadas em todos os campos da vida...
O ”alto astral” está na moda e “ boas vibrações” então... não dá para viver em um mundo onde todas as pessoas são como guias turísticos com aquela alegria e empolgação constantes e quase que insuportáveis.
Desde já alforrio todos meus conhecidos, amigos, parentes e afins.. podem agora mesmo parar de sorrir pra mim! Tem horas que tanta felicidade causa até exaustão...
Nunca fui do tipo mal humorada... só não vejo problema em se ficar quieto, ser introspectivo, ficar triste...
Ninguém mais tem o direito de se entristecer às vezes?... hoje em dia toda tristeza, até a mais compreensível, rapidamente é intitulada de depressão.. ou a um desses toques que andam em uso... e ao mínimo sinal de tristeza dá-lhe remédios, psiquiatras, e tratamentos revolucionários...
Será que não se pode nem curtir uma fossa em paz? Que mundo é esse em que não se valorizam as perdas, fracassos e dores quase físicas que naturalmente e invariavelmente irão ferir nossas almas... deve ser por isso que o samba canção saiu de moda..que ninguém nunca mais ouviu falar em Michael Sullivan ...e o Fábio júnior nunca mais emplacou mesmo depois de tantas tentativas do Faustão..Ninguém mais pode se trancar no escuro e se lamentar com músicas derrotadas...
E a todos que relutam bravamente a serem enlatados, proponho um boicote... Se ainda não se deu conta do motivo do sorriso... Pare de sorrir agora! Não seja um vencedor!...Não passe horas de sua vida mentalizando carros luxuosos, dinheiro e sexo diário... Não vá a palestras que tenham como título “dez passos para vencer” ou “chegue lá você também”... Nunca! Nunca assista o Segredo, ate porque estará se poupando de muita chatice... Não leia livros de auto ajuda jamais! Principalmente esses com enfoque em sucesso absoluto em todas as áreas, ou aqueles que fazem chantagem emocional como “casais inteligentes enriquecem juntos”, se um casal não enriqueceu então... No mínimo são burros coitados.
Não existe receita da felicidade... ela é mutante e se adequa a cada um ... o importante mesmo é o auto conhecimento.
Eu sei que gosto de trabalhar com pessoas que me admiram... sei também que não preciso de muito dinheiro, apenas o suficiente para me manter confortável... sei que não preciso estar macérrima para me sentir desejada e é bom saber disso porque detesto academias e adoro comer bem ... sei que sempre vou estar amando alguém... tenho a sorte de me apaixonar instantânea e perdidamente com a maior facilidade do mundo... creio que os piores sentimentos são o nojo e a vergonha e portanto os evito sempre...preciso de amigos por isso sou uma boa amiga...gosto muito de sexo mas nos momentos de máximos de carência consigo passar bem com um pote de sorvete bem calórico...e o processo de conhecimento continua... vou elaborando minha própria receita de felicidade...mas me dou o direito de me sentir triste.

6 comentários:

  1. Nem acredito que terei a oportunidade de ler parte do que se passa nestes olhos atentos que você tem...Pensa em uma pessoa que esta feliz por você finalmente nos brindar com um espaço só seu...

    Agora sobre o texto...Você tem razão, vivemos em um mundo onde a tristeza é sempre vista como a pior das mazelas...Ora! Deixe o menino chorar!! Deixa doer...Não deixe estar...

    Milhões de receitas de seja feliz agora! Afinal porque esta urgência em busca da felicidade?

    Por este e por outros motivos que temos gerações inteiras que não conseguem lidar com os nãos ...Já que aprendem o tempo todo que podem tudo, desde que pensem positivo...Estou ficando brava com esta coisa de energias que atraímos...As pessoas realmente andam neuróticas em busca da alegria, comprando nas farmácias ou nas vitrines...Esquecendo como fazer para entender as suas lágrimas, escondendo-as em baixo de um peso de papel...E “sendo “ felizes.

    ResponderEliminar
  2. Shi....
    Que honra vc ser minha primeira seguidora...
    E fico feliz que tenha gostado do texto...sabe como eu sou critica comigo mesma... e esse é um tema que já vem me pertubando a muito tempo...
    Contar com vc aqui vai ser muito bom..
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Você falou muita coisa que eu queria ter falado. Adorei. Eu vivo dizendo o quão massacrantes são essas filosofias coorporativas de sucesso absoluto. Livros de auto-ajuda e religiões normalmente levam à culpa e à auto-penitência.
    Você orou e não foi atendido? Te faltou fé!
    Você praticou todas as mentalizações que seu livro de auto-ajuda ensinam, incluindo O Segredo? Não deu certo? Te faltou fé!
    É a cultura da culpa. É muito fácil escrever livros de auto-ajuda, falar que basta imaginar e acreditar e tudo vai dar certo em todos os aspectos: você vai se tornar milionário, reconhecido, vai ter um casamento invejável e filhos mais bonitos que a Sasha.
    É tudo muito ridículo. Sucesso não é estar na televisão, ser milionário, ser o bam bam bam na sua profissão e um merda em casa (e muitos são assim: só casca). Sucesso é um sentimento subjetivo de paz e saciedade. Mas não é isso que torna o mundo lucrativo.
    Por que é que a economia do mundo precisa sempre ter crescimento enquanto o que há no mundo, se houvesse uma distribuição de rendas melhor, seria o suficiente pra todos?
    Não, ninguém quer saber de distribuição, e daí englobo a humanidade inteira, países, partidos e, talvez, cada molécula. A lei da sobrevivência é violenta. Uma vez vi o Saramago dizendo que "A natureza é violenta, mas só o ser humano é cruel." e é de crueldades que falamos quando falamos nesta felicidade absoluta, neste sucesso absoluto, neste estado imbecil de ser.
    A Gê uma vez disse uma frase que eu amei: "Um certo grau de tristeza é sinal de bom senso", e é mesmo.
    Beijo grande e até que enfim você está com seu blog subversivo.

    ResponderEliminar
  4. que venham os choros consoladores.....
    as tristezas e carências construtivas
    e as felicidades banais

    ResponderEliminar
  5. Pois é Ivan a gente já conversou sobre isso e é mesmo massacrante o que ser "feliz" ou ter "sucesso" pode nos custar...Tbm adorei essa frase "Um certo grau de tristeza é sinal de bom senso"...
    E adorei muito vc aqui me prestigiando e enriquecendo minhas falas...rsrsrs
    Beijo!

    ResponderEliminar
  6. Que linnnnnnnnndo Iury...
    Que venham comentários assim tão especias de amigos especias como vc!!!
    Me segue por favorrrrrrrrr....
    Beijos!

    ResponderEliminar